quinta-feira, 14 de julho de 2011

Shaking Brain? INOVAÇÃO!

Ontem, 13.07.11, participei de um bate papo na ESPM, que teve apoio do Centro de Inovação e Criatividade.

O tema? Em busca da Inovação Perdida

Martha Terenzzo e Mário Castelar deram uma sacudida em nossos cérebros, sobre criação e inovação. Nós participantes, saímos de lá pensando e repensando sobre conceitos e formas de criação e inovação.

Pessoas estão sempre nos perguntado, se ainda há o que criar. Mas, claro que sim! O globo terrestre não para!

A criação vem de insights, não de um momento único. Obtemos a mesma através de troca de ideias, da observação de pessoas nas ruas, em mídias sociais, fila de cinemas, em supermercados, lojas, vitrines, ponto de vendas, no metrô, ônibus, conversando, compartilhando, etc.

A inovação deve ser estimulada por “gestão da inovação” e ser tratada como um processo. E, como todo processo possui etapas:

1-      Definir (Briefing)
2-      Pesquisar (Histórico)
3-       Gerar ideias (Soluções)
4-      Testar (Resolução)
5-      Selecionar (justificativa)
6-      Implementar (entrega)
7-      Aprender (Feedback)

Com o advento da internet, percebemos que tudo se torna obsoleto rapidamente. Por isto a inovação é ininterrupta. Os resultados são muito rápidos, dizemos inclusive que ela é catalisadora (adianta processos).

As tendências não mudam, elas vão e voltam. Vemos muito isto no setor da “moda” e nossas percepções surgem através da antropologia, marketing, sociologia, ciência da comunicação e do comportamento humano.  

Como achar caminhos e atalhos para chegarmos à inovação? Por onde começo?
#ficadica: Ideias nunca são únicas, portanto, inovação é coletiva e não existem barreiras para elas.

O que as empresas querem? Criar valor real e sustentável: lucratividade em todos os seus pilares. Inovar é trazer lucro para a organização.

Todos nós estamos conectados em redes, disseminando tendências. Criando novas tribos multiculturais, saberes, sabores etc.

Estamos “todos” em movimento... 

              

    

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