quarta-feira, 22 de junho de 2011

Recursos Humanos casa-se com Marketing e o "cupido" foi o Endomarketing

Com base em entrevista feita com Marcos Henrique Facó - Superintendente de Comunicação e Marketing da FGV, no site Você RH, resolvi, como cupido que sou efetuar de vez, o casamento entre às áreas de Recursos Humanos e Marketing. Acreditem, todos só tem a ganhar!

O Marketing permeia por toda a organização, obtendo uma visão sistêmica da mesma para abstrair as necessidades de cada área e com isto, atender da melhor forma possível, os clientes internos e externos.

O colaborador reconhecido e valorizado se sente mais motivado em desempenhar melhor suas funções. E, para que isto ocorra deverá existir uma ação conjunta entre
Recursos Humanos e Marketing. Portanto, é fundamental que estas duas áreas estejam alinhadas quanto aos objetivos estratégicos a serem atendidos.
Tenham em mente como tudo isto é muito importante. As deficiências e os potenciais dos times da empresa são conhecidos pela equipe de Recursos Humanos e o Marketing conhece os objetivos mercadológicos. Somente com esta união a organização conseguirá criar um diferencial competitivo sustentável em longo prazo. Por isto, afirmei que é um casamento!

Os colaboradores precisam ter consigo a “metáfora”: Vestir a camisa da empresa até os pés. Mas, como obter esta façanha? É fácil! Utilizamos a ação de Marketing denominada “endomarketing”, que é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional - normalmente utilizado no meio externo às empresas - para o uso no ambiente interno das corporações. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de Recursos Humanos.
Esta ação poderá iniciar-se através da ferramenta mais importante, que é a comunicação. Possibilitando assim destacar ações como comunicação interna, interação com os familiares dos colaboradores, bem como iniciativas de premiações por metas alcançadas, atividades motivacionais e outras. Para isto, necessitamos da interação entre as áreas de Recursos Humanos e Marketing, sem as quais nada poderá ser executado de forma coerente e alinhado às necessidades da organização. Por isto, é necessário que haja integração. Vejam que interessante, o profissional de Recursos Humanos possui apenas uma ideia do que o marketing faz e vice-versa.
Uma vez havendo a integração entre as áreas, uma deve saber exatamente o que a outra faz. Vimos então como fazer com que nossos clientes internos se integrem á empresa: Missão, Visão e Valores.
E nosso cliente externo, como fica? O cliente externo também deverá ser impactado com ferramentas capazes de gerar ações positivas, com base na motivação do cliente interno. Uma área deve conhecer os processos da outra, tendo assim visão sistêmica. O cliente interno, obtendo todos estes conhecimentos e estando motivado, com certeza já se encontram sensibilizados o suficiente para atuar junto aos clientes externos.
Portanto, precisamos fazer com que as empresas sigam em direção á visão integração, comemorando o “casamento” das áreas de Recursos Humanos com a de Marketing.   

2 comentários:

  1. Só vi seu artigo hoje. parabéns, gostei muito.

    abraços,
    Facó

    ResponderExcluir
  2. Adriana

    PARABÉNS! Sua colocação está perfeita! Compartilhe em outros meios...VALE A PENA!!!

    Beijo.

    ResponderExcluir